LITERACIA PARA A DEMOCRACIA·QUINTA-FEIRA, 26 DE SETEMBRO DE 2019.
Este projeto, de seu nome “Literacia para a Democracia/Literacy for Democracy”, integra-se no Programa Cidadãos Ativ@s, um Programa constituído por recursos públicos da Islândia, Liechtenstein e Noruega (EEA Grants), sendo gerido pela Fundação Calouste Gulbenkian em parceria com a Fundação Bissaya Barreto.
A Associação portuguesa para a cultura e educação permanente (APCEP), na figura de promotora, envolve todos os parceiros: ( A APCEP mais 8 parceiros) da zona centro de Portugal e um parceiro da Noruega
– Barafunda, Associação juvenil de cultura e solidariedade social; – https://www.facebook.com/barafunda.ajcss/
– A.L.É.M., Associação literatura, literacia e mediação; – https://www.facebook.com/alem.pt/
– iCreate, Associação para a promoção da criatividade, desenvolvimento pessoal e reabilitação psicopedagógica; – https://www.facebook.com/IcreatePoiares/
– Bjerkaker LearningLab (Noruega);
– Município de Vila Nova de Poiares,
– Escola Superior de Educação de Coimbra;
– Município de Condeixa-a-Nova e o
– Centro Qualifica Agrupamento de Escolas de Paço de Arcos,
No desenvolvimento do projeto, que se concretiza nos territórios da Benedita, Coimbra e Oeiras, pretendemos desenvolver ações e dinâmicas, sensibilizar indivíduos e ajudá-los a serem ativos na sua comunidade e ajudarem outros a sê-lo, também. Sabemos que juntos somos mais fortes!
O público-alvo, jovens, adultos e adolescentes, pretende-se alargado a outros grupos das comunidades, desde os mais novos aos mais velhos.
Os principais objetivos do projeto são:
Educar para a Cidadania e Literacia Democrática, de modo a desenvolver a autoeficácia das comunidades na resolução dos seus problemas;
Reforçar o envolvimento dos jovens/ e de todos os cidadãos na comunidade promovendo a sua participação nos processos de decisão nas suas vidas e na intervenção comunitária;
Desenvolver a motivação e aprendizagem das formas de promover o ativismo cívico, o voluntariado e a solidariedade;
Aprender processos de intervenção socioeducativas, de advocacy e de participação política junto de grupos vulneráveis;
Participar na investigação e difusão do conhecimento sobre vivências e políticas nomeadamente assegurando a transparência no projeto.
Application executive summary
Young adults will pursue Education for Democracy through their own civic involvement within deprived communities, following the methodology of “youth leadership”.
In order to create a more adequate expertise for future initiatives, youngsters will come from diversified contexts – inland rural, rururban, town suburbs – with different ages and situations: still in the school system, attending higher education and living in disadvantaged areas (gypsies; with African roots).
The environments for the Project activities also differ: Primary and Secondary schools, Higher School of Education (future teachers, animateurs, gerontologists, journalists), Qualifica Centres, Non Governamental Organizations s and Local Authorities.
The methodology implies: training based on workshops; design of community projects and their implementation, evaluation and regulation; task allocation within the team; meetings among all involved groups; local political participation, namely advocacy, and dissemination of the Project in social media.