Os objetivos Citizens Xelerator:
-Aumentar e testar o potencial da ferramenta europeia LifeComp: Quadro europeu -competências para a vida/ competências chave pessoais, sociais e de aprender a aprender- como um recurso para promover a alfabetização e as competências-chave de adultos com baixas qualificações.
-Desenvolver, testar e integrar um modelo e recursos para a avaliação e desenvolvimento de competências pessoais, sociais e de aprendizagem de adultos pouco qualificados.
- Criar, fornecer e aplicar sessões de microlearning, fomentando a literacia financeira, empresarial, digital e sustentável com adultos pouco qualificados.
- Lançar um modelo e um kit piloto de ação para a participação democrática e cívica, fomentando a sua multiplicação e integração a nível regional, nacional e europeu.
As reuniões preliminares online tiveram lugar nos dias 10 e 11 de janeiro, revelando uma equipa de parceiros muito motivada, colaborativa, produtiva, coordenada pela MENTORTEC (Portugal).
Dela fazem parte, além da APCEP, as instituições de educação de adultos, DANTE (Croácia), CESIE (Itália), VHS (Alemanha), ACEFIR (Espanha), AAH (Grécia), ASOCIATIA (Roménia) , AONTAS ( Irlanda). A equipa APCEP, nesta fase, conta com a Lucília Salgado, a Manuela Paulo, o Tiago Robalo, a Anna Signorello , o Marco Paz , desde Lisboa e a Dina Soeiro, a Silvia Parreiral e a Carla Patrão pela parceira Escola Superior de Educação de Coimbra.
Nas duas sessões iniciais, para além das “Boas Vindas” e de uma visão geral do projeto foi planeada a etapa - Capacitação da equipa interna através de iniciativas de peer-learning”, liderada pela APCEP, com contributos de todos os parceiros.
Seguimos com expetativa, rumo ao próximo Encontro Transnacional de Lançamento Citizens Xelerator e Sessões de Peer-Learning que decorrerá em Portugal (Mentortec/Matosinhos), nos dias 7, 8 e 9 de fevereiro.
Deixamos o testemunho fotográfico aqui!