APCEP - Associação Portuguesa para a Cultura e Educação Permanente
Untitled Document
  • apcep.pt
  • apcep.pt
  • apcep.pt
  • apcep.pt
  • apcep.pt
 
O desafio dos Sistemas Alimentares Locais e Circuitos Curtos Agroalimentares
 
Nos últimos tempos, os Circuitos Curtos Agroalimentares e os Sistemas Alimentares Locais assumiram ainda maior relevância na nossa vida, uma vez que nos permitem adquirir produtos frescos, sem sair de casa ou com uma deslocação menor, contribuindo assim para a revitalização da economia local e apoio à agricultura familiar. É natural que se procurem soluções e novas formas de organização quando se vivem situações de desestruturação económica, social e ambiental.
 
Para que estes sistemas se possam implementar com sucesso necessita-se de organização territorial, que envolva os seus atores na definição de uma estratégia de médio e longo prazo e crie relações de confiança nessa comunidade. Só com forte perceção positiva do futuro podem ser criadas as condições para a emergência de novos agricultores e agricultoras, com criatividade e competências para desenvolver modelos de produção e comercialização agrícola com capacidade de satisfazer as necessidades alimentares a nível local.
 
No sentido de apoiar estes processos, a organização de produtores/as e o escoamento de produtos, e tendo conhecimento que inúmeras organizações trabalham (in)diretamente neste domínio, a Animar - Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local associou-se às iniciativas levadas a cabo pela Associação In Loco - Pensar no Global, Agir no Local e pela Oikos - Cooperação e Desenvolvimento, que dispõem atualmente de plataformas de apoio à produção e comercialização local. 
Reconhecendo o potencial destas iniciativas, e de muitas outras levadas a cabo no contexto nacional, nomeadamente a campanha recente do Ministério da Agricultura Alimente quem o Alimenta, e atendendo à necessidade de trabalhar este tema de forma mais integrada e participada, nomeadamente no âmbito dos seus vários focos de atuação - produção, consumo e legislação, realiza-se uma reunião, no dia 9 de junho de 2020, pelas 10h15, via ZOOM, no sentido de serem aprofundadas algumas propostas e debatidas oportunidades de colaboração futura no quadro da afirmação dos Circuitos Curtos Agroalimentares e os Sistemas Alimentares Locais. 
 
 
 



Untitled Document
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

 
 
 
Untitled Document

© 2016 Copyright - Todos os direitos reservados à Associação Portuguesa para a Cultura e Educação Permanente | Webmaster: David Albino