APCEP - Associação Portuguesa para a Cultura e Educação Permanente
Untitled Document
  • apcep.pt
  • apcep.pt
  • apcep.pt
  • apcep.pt
  • apcep.pt
 
A APCEP reconhecida internacionalmente na pessoa de Alberto Melo
 
Há precisamente uma semana, a 19 de Setembro, o International Adult and Continuing Education Hall of Fame realizou a sua 24ª Cerimónia de Indução, em que tomaram posse, como membros desta rede mundial nomeados ao longo dos três últimos anos, 18 personalidades associadas ao mundo da Educação Permanente e de Adultos, oriundas de 12 países: Estados Unidos da América, Alemanha, Espanha, Hungria, Itália, China, Grécia, Sérvia, Austrália, Malta, Reino Unido e Portugal. Foi nesta ocasião agraciado Alberto Melo, actual Presidente da Comissão Directiva da APCEP.
 
Nos 3 minutos que foram concedidos a cada novo membro do Hall of Fame, Alberto Melo declarou:
“O sentimento dominante, ao juntar-me a este prestigioso Hall of Fame, é de gratidão. E isso resulta, acima de tudo, da minha convicção de que, na Educação Permanente e de Adultos, não há heróis solitários. Ideias, práticas, medidas, materiais, estruturas… sempre brotam de incessantes trabalhos de equipa.
Um primeiro pensamento de gratidão vai para Paulo Freire e a sua força inspiradora, que hoje precisamente completaria 98 anos, com quem tive a felicidade de me cruzar e que passou a conviver comigo, por mais distante que se encontrasse.
Na sua dedicatória à Pedagogia do Oprimido, escreveu: “Aos esfarrapados deste mundo e aos que neles se descobrem e, assim descobrindo-se, com eles sofrem, mas, sobretudo, com eles lutam”
Tentei juntar-me a esta luta por um maior e melhor conhecimento, por níveis mais elevados de consciência, por uma cidadania mais alargada, por competências de vida e de trabalho adequadas. Sofri vários fracassos, mas celebrei também alguns sucessos. E nestes, não fui nunca um vencedor único, porque me acompanharam sempre inúmeros colegas, no terreno, no gabinete, na sala de formação, em seminários e oficinas.
Aceito esta distinção, mas recuso considerá-la como uma homenagem pessoal. Recebo-a em nome de todas e todos que construíram a Educação Permanente e de Adultos, como um movimento à escala mundial para o esclarecimento, o bem-estar e a justiça social. Em nome de colegas universitários em muitas partes do Planeta. Em nome das equipas de trabalho que coordenei para procurarmos juntos as respostas apropriadas aos problemas que a Educação de Adultos enfrenta em Portugal. Em nome da massa de educadores, animadores e aprendentes adultos envolvidos nas muitas e diversas modalidades da Educação formal e não formal. E aqui, quero endereçar uma palavra muito especial à Associação Portuguesa para a Cultura e Educação Permanente, APCEP. Por fim, um gesto final de gratidão para os amigos Sturla e André, que levaram o meu nome ao Hall of Fame. Muito obrigado.
 
 
 



Untitled Document
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

 
 
 
Untitled Document

© 2016 Copyright - Todos os direitos reservados à Associação Portuguesa para a Cultura e Educação Permanente | Webmaster: David Albino