APCEP - Associação Portuguesa para a Cultura e Educação Permanente
Untitled Document
  • apcep.pt
  • apcep.pt
  • apcep.pt
  • apcep.pt
  • apcep.pt
 
JOSÉ MARIANO GAGO | Faz hoje quatro anos que nos deixou
 
No aniversário de José Mariano Gago (16 de maio) a APCEP vem saudar o nascimento do nosso associado, Presidente da Mesa da Assembleia Geral da APCEP.
 
Diz Galopim de Carvalho:

(…)

Lidei com ele, também de muito perto, nos anos em que participei no programa inovador em Geologia Marinha, iniciado em 1988, era ele Presidente da então Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica (hoje Fundação para a Ciência e a Tecnologia), e não me surpreendeu quando, em 1996, na qualidade de Ministro da Ciência e Tecnologia, criou o programa “Ciência Viva”, por um seu Despacho de 1 de Julho.

Dois anos depois, em 17 de Julho de 1998, esta “pérola” da cultura científica e tecnológica nacional, sob a dinâmica e eficaz direcção de Rosalia Vargas, era uma feliz realidade com o objectivo de divulgar, através de campanhas, a cultura científica e tecnológica entre os portugueses, promover o ensino experimental das ciências no ensino básico e secundário e criar uma Rede Nacional de Centros Ciência Viva, a funcionarem como museus interactivos de ciência, que têm vindo a crescer, de Norte a Sul do Continente e nas Ilhas, honrando a sua memória.

A APCEP tem estado a recolher os seus artigos (Jornal da Educação, O Jornal, Raiz e Utopia, Intervenção, UNESCO…) para os publicar com os depoimentos no seu papel de Policy Maker  no campo da Educação, de crianças, jovens e adultos, em Portugal, no mundo. 

Para contribuir na página da APCEP, no Arquivo Mariano Gago podem conhecer-se alguns seus Escritos, factos e estórias de Cultura e Educação Permanente. 


António Galopim de Carvalho em 17 de abril às 15:46
 
 
 



Untitled Document
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

 
 
 
Untitled Document

© 2016 Copyright - Todos os direitos reservados à Associação Portuguesa para a Cultura e Educação Permanente | Webmaster: David Albino