APCEP - Associação Portuguesa para a Cultura e Educação Permanente
Untitled Document
  • apcep.pt
  • apcep.pt
  • apcep.pt
  • apcep.pt
  • apcep.pt
 
Boas notícias de Bruxelas!
 
A EAEA, Associação Europeia de Educação de Adultos, acaba de nos enviar as seguintes (boas) notícias sobre o futuro do ERASMUS+, no que respeita à Educação de Adultos:
 
Há duas semanas, o Comité CULT do Parlamento Europeu adoptou a posição seguinte, que será normalmente ratificada em sessão plenária de final de Março.

E são boas as notícias para a Educação de Adultos.

1. Acrescentou-se a mobilidade dos alunos adultos

2. Incluíram-se as parcerias transnacionais de pequena escala, com um processo de candidatura muito simples (esta medida já se encontrava na proposta da Comissão Europeia)  

3. No KA3, introduziram-se as “Alianças em Educação de Adultos” (projectos de grande escala para a inovação)

4. O orçamento foi triplicado

5. Requere-se uma estratégia abrangente de inclusão social a implementar pela Comissão Europeia, que promova a participação dos adultos mais desfavorecidos e das pequenas organizações

6. Aumentou-se o orçamento para a Educação de Adultos até um mínimo de 6% do orçamento total (o que significa um aumento de 50% relativamente à proposta da Comissão Europeia) 

É uma grande vitória para a EAEA que o Parlamento Europeu tenha adoptado algumas das suas propostas. No entanto, não está tudo acabado ainda. 

A próxima etapa será a negociação entre o Parlamento, a Comissão e o Conselho, para se atingir um consenso sobre a versão final do futuro programa ERASMUS+. E poderá ainda haver recuos.

Por isso, é da maior  importância que todas as organizações ligadas à Educação de Adultos contactem o Ministério da Educação, solicitando que apoie a posição do Parlamento Europeu nesta matéria. 

Isto, em Portugal, como nos demais Estados-Membros da UE. 
 
 
 



Untitled Document
 
 
 
 
 
 
 
 

 

 
 
 
Untitled Document

© 2016 Copyright - Todos os direitos reservados à Associação Portuguesa para a Cultura e Educação Permanente | Webmaster: David Albino