General Category > Geral

Educação Permanente e Educação ao Longo da Vida são a mesma coisa?

(1/1037) > >>

Susana Oliveira:
Relançamos agora o debate sobre Educação Permanente. Começa a falar-se cada vez mais no assunto. Terá significado? Pertinência? Espaço no campo educativo?
Quando a APCEP se criou, em 1982, este era um tema atual. Mas justifica-se hoje, mais de 30 anos depois? E juntamente com Cultura e Educação Permanente?

Deixem as vossas opiniões e comentários, pretendemos uma discussão aberta, em jeito de "aquecimento" para o Encontro Nacional.
Obrigada!

Lucilia Salgado:
E existe Educação Permanente nas práticas sociais, hoje?
Acho que não existe nas políticas públicas. Talvez a vontade de Educação de Adultos do António Costa a anuncie...
Nas práticas sociais do terreno existe sim senhor, e muito.
Pierre Furter (1983) punha de lado os conceitos de Educação Não Formal (intencionalidade educativa em práticas várias) e Educação Informal (criação de contextos educativos) para falar da criação de Espaços de Formação onde a educação difusa - dizia - acontece. E as políticas públicas deveriam enriquecer a educogenia nesses contextos.
E não é isso que se passa na maior parte dos Municípios do nosso país? E então se falarmos do movimento das Cidades Educadoras? e a Educação cívica, política, democrática não se desenvolve em contextos de Orçamento Participativo? E as Associações de Desenvolvimento Local não têm políticas expressas de educação permanente? E o Programa BIPZIP da Câmara de Lisboa não é um programa de educação permanente onde os cidadãos - homens, mulheres, jovens, crianças, seniores - tanto aprendem e tanto se desenvolvem?
E nas pequenas associações de bairro e de aldeia? e nos grupos informais que organizam saídas, espetáculos locais?
E o que acontece nas famílias quando um dos seus membros se envolve nestas atividades ou mesmo em Educação de Adultos?
Existe ou não Educação Permanente, criadora de cultura participativa?

Anisha:
Bitte! Ich habe noch nie etwas gewonnen! Für Silvester habe ich auch noch nichts.Ich würde mich <a href="http://uqxtch.com">sooooooooooooooooo</a> freuen.Größe 38.

Lois:
It depends on the car you drive. My BMW costed $ 500, my Pathfinder $ 250. Yes, insurance will cover it.Sometimes you can get a crack like that <a href="http://ojsiscy.com">&#12e0;fill2d․,</a> they force something like glue into the crack. Usually looks pretty good. There are places in Biloxi/Gulfport free. You might have that in your town.

Letitia:
Get this when I create a news itemCannot modify header information – headers already sent by (output started at <a href="http://rtyuzux.com">/hg*a/**m*/public_html/****t/plugins/tegoator-pro/taggatorpro.php:30)</a> in /home/***/public_html/e***/wp-includes/pluggable.php on line 866

Navegação

[0] Índice de mensagens

[#] Página seguinte

Ir para versão completa